Nutricionista ensina como manter a alimentação saudável das crianças nas férias


Rotina não combina com férias. E com a rotina alimentar não poderia ser diferente. Com os períodos sem aulas, a alimentação sofre algumas alterações. Dormir tarde, acordar mais tarde ainda, viagens, praia, piscina. Os pequenos tem acesso a alimentos diferentes, e costumam ficarem mais propensos a abusar um pouco mais das guloseimas. Pensando em auxiliar mães e pais nessa batalha da alimentação saudável nas férias, a nutricionista da Emagresee, centro de emagrecimento localizado no Parnamirim, Fernanda Araújo, elenca algumas dicas importantes de como cuidar da alimentação dos miúdos durante as férias: 

1  - “É importantíssimo respeitar o horários das refeições. Mesmo a criança acordando um pouco mais tarde, ou próximo ao horário do almoço, ela deve se alimentar ao menos com uma fruta”.


2 – Quase sempre a volta das férias é acometida por casos de gripes e resfriados. Para que não aconteça com o seu pequeno, a dica é aproveitar as frutas da época, que são os morangos, tangerina, caju e banana, que são boas fontes de vitamina C”, afirma

3 – A hidratação é fundamental. Por isso, abuse de água e água de coco e sucos para manter as crianças hidratadas.


4 – Para controlar as frituras e guloseimas, Fernanda aconselha: “quando o menu pedir batata frita, opte por assar ao forno ou  Air Fryer, sem imersão em gordura. Já o cachorro quente, outro prato queridinho dos pequenos, prefira os feitos com carne moída e com poucos molhos. Para refrescar, abra mão do sorvete tradicional e opte por picolés de frutas feitos com pedaços de fruta e água de coco ou iogurte. Já o chocolate, a ingestão deve ser de 30g no máximo, e de preferência,50% cacau. Pipoca natural feita em casa, tá liberado”.


5 – Se a criança ainda estiver na fase de beber leite na mamadeira, opte por levar o pó do leite e da mistura em um potinho. “Se for levar uma fruta, opte por levá-la inteira e picar apenas na hora do consumo. Para crianças a partir de 01 ano não amassar as frutas, a mastigação é muito importante”, finaliza Fernanda.

Matéria Escrita por Carol Dias


Comentários