Telemedicina: sinônimo de qualidade de vida

Entenda como a telerradiologia com os seus laudos a distância está mudando para melhor a vida dos pacientes



Certamente você já passou pela seguinte situação. Imagine que você vai ao médico, que faz os check-ups de rotina. Ao final da consulta ele solicita alguns exames, para se certificar sobre detalhes da sua saúde. Você marca os exames, que são feitos em no máximo uma semana. Porém, ao final, é informado que os resultados estarão disponíveis daqui a 20 dias.


"Mas é só um exame simples", você se questiona. Porém, sem ter muitas alternativas você espera até que o prazo seja concluído para voltar à clínica e pegar o resultado. Somente após isso é que você consegue marcar a consulta de retorno outra vez. Desde a primeira consulta até essa nova, um mês já se passou e sua saúde pode ter mudado bastante desde então.

Esperas como essas cada vez mais estão ficando no passado. Quem está resolvendo problemas como esses é a telemedicina. Por meio dos benefícios da telerradiologia online e seus laudos a distância, é possível agilizar consideravelmente os processos, proporcionando muito mais qualidade de vida para os pacientes.

Como a telemedicina pode ajudar você

Em primeiro lugar, vamos falar na perspectiva das clínicas e hospitais. Você sabia que é possível reduzir consideravelmente os custos com o uso da telemedicina? Isso acontece porque essa modalidade permite aos estabelecimentos de saúde ampliarem o atendimento ao público, mantendo o foco na saúde dos pacientes e deixando de lado trabalhos burocráticos ou de rotina.

No caso da telerradiologia online, os exames continuam sendo feitos normalmente no mesmo local, como seu estabelecimento já faz hoje. Porém, ao terminar as avaliações, as imagens são enviadas diretamente via internet para uma central de radiologia, que recebe imediatamente os resultados dos exames. Isso dispensa, por exemplo, a necessidade de investimento em servidores para armazenamento de imagens e em sistemas de segurança para a criptografia dos dados. 

Tudo agora fica hospedado na nuvem, em um sistema seguro e criptografado, de forma que seus custos com estrutura física tendem a diminuir. O melhor de tudo é que para iniciar um processo de telemedicina, a necessidade de investimento é baixa, já que o mais importante nesse caso, fundamentalmente, é ter uma boa conexão de internet banda larga.

Mais velocidade nos resultados

A partir do momento que as imagens são enviadas para uma central de radiologia, imediatamente elas começam a ser trabalhadas pelos profissionais, que ficam à disposição 24 horas para dar conta do grande volume de pedidos de laudos que chegam do Brasil inteiro. O sistema é ágil e dinâmico e permite que um exame possa ser laudado em menos de uma hora, se for necessário, ou em até 24 horas, em um ritmo normal de trabalho.

Em outras palavras, isso garante que o paciente não precisa mais esperar muitos dias para ter acesso ao laudo. Ele pode estar pronto no dia seguinte e, com um login e senha, tanto a clínica quanto o paciente já podem ter acesso ao resultado via internet. Para os pacientes esse é um grande avanço, pois é possível ver os resultados sem precisar sair de casa.

Qualidade nos resultados 

Além da agilidade nos laudos a distância, outra grande vantagem pode ser percebida por médicos e pacientes: a qualidade dos laudos. Isso acontece pela maneira como o trabalho é dividido dentro de uma central de radiologia, que é bem diferente de uma clínica ou hospital. Nesses ambientes, um profissional de radiologia costuma se dividir entre exames das mais variadas áreas, um perfil generalista que pode entregar bons resultado, mas não os melhores possíveis.

Já em uma central de telerradiologia, os profissionais que recebem os exames costumam ser especialistas em subáreas da medicina. Por exemplo: há profissionais que só realizam exames relacionados a tórax e abdômen enquanto outros cuidam de laudos relacionados a cabeça e pescoço.

O resultado disso são profissionais mais habituados a conferir nuances técnicas de uma determinada área, aumentando assim as chances de que eles identifiquem nas imagens pontos divergentes que, em linhas gerais, profissionais menos especializados poderiam deixar passar batido. Casos mais complexos, por exemplo, ganham muito com a possibilidade de um lado feito por um especialista da área.

Bom para todos os lados

Já deu para perceber que o número de vantagens é surpreendente, não é mesmo. Isso tudo vai ao encontro daquilo que os pacientes cada vez mais esperam de um atendimento médico ou hospitalar: melhoria na qualidade de vida. Com resultados mais precisos e entregues cada vez mais rápido, diminuem as incidências de exames que precisam ser refeitos e diminui também o intervalo de tempo entre a primeira consulta e a consulta de retorno.

Sabemos que no caso da medicina, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura e combate a uma doença, pois o estágio dela ainda é inicial. Em um exame de rotina a diferença pode não ser tão grande assim, mas em casos onde já há algum tipo de suspeito, um dia de vantagem já faz uma diferença significativa nas chances de cura.

Por fim, ganham também as clínicas e hospitais, e veem os seus custos reduzidos e, de quebra, têm ainda a possibilidade de ampliar a capacidade de atendimento, seja deslocando profissional para a realização de exames ou ainda ampliando o número de modalidades ofertadas para os pacientes. Não resta dúvida: a telemedicina é uma solução que veio para ficar. 

Fonte: DiagRad - Escrito por Carolina Riffel

Comentários