Maio Cinza – Exames de imagem são fundamentais para diagnóstico do câncer cerebral.


Mês da conscientização do câncer cerebral faz um alerta sobre a importância do 
diagnóstico precoce da doença.

"Maio Cinza" é o mês de prevenção e combate do câncer cerebral. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, 4% das mortes por câncer no Brasil estão relacionadas com os tumores cerebrais.
 A doença se dá por um desenvolvimento anormal e descontrolado de células, que criam nódulos em diferentes regiões do órgão. Mesmo que com uma pequena porcentagem, o alerta precisa ser feito, bem como o diagnóstico precoce ao qualquer sintoma.  Para isso, diante da suspeita clinica e na presença de determinados sintomas, o médico solicita exames de imagem como a Tomografia Computadorizada e principalmente a Ressonância Magnética para confirmação e caracterização da lesão, suas relações com as estruturas vizinhas e se possível diante dos achados na sugestão de um diagnóstico. 

Para se estabelecer a classificação histológica (diagnóstico histológico) do Câncer Cerebral é necessária a análise pelo patologista, que irá enquadrá-lo em tipo e subtipos. Desta forma, ele examina o material coletado do paciente seja através de uma cirurgia ou de biópsia ao microscópio à procura de células malignas ou benignas típicas que levarão a um diagnóstico.

"A ressonância magnética é uma máquina que se utiliza de ondas eletromagnéticas (ecos) que em contato com os tecidos sejam benignos ou malignos irão produzir certas características que uma vez transformadas em imagens possibilitam o radiologista a descrever a natureza da lesão e permitem, levando-se em consideração estas particularidades de imagem associadas aos dados clínicos, sugerir um diagnóstico. Dessa forma, se consegue detalhar, de forma bem específica, algum tumor, ou anormalidade no local", afirma o médico radiologista da clínica Lucilo Maranhão Diagnósticos, Lucilo Maranhão Neto. 

Há ainda alguns recursos na ressonância que nos permite estudar o metabolismo das lesões surgindo a natureza agressiva ou não, que é o recurso da espectroscopia de prótons. "Outra importante informação na avaliação dos tumores é o comportamento vascular das lesões que se obtém através do uso do contraste injetado nas veias (geralmente do braço)", complementa o radiologista.

 Matéria feita por Carol Dias em entrevista ao Médico Lucilo Maranhão Neto

Comentários